Header Ads

Itamaraju é o único município do norte-nordeste selecionado no Programa de Capacitação da Educação Infantil; assista

O município de Itamaraju foi um dos seis municípios brasileiros selecionados em 2016 para o Programa Formar em Rede +, resultado da parceria entre o Instituto Sonho Grande e o Instituto Avisala. O programa tem como finalidade promover ações de qualificação dos técnicos das Secretarias de Educação e das equipes que atuam na rede pública de educação infantil em prol da aproximação com a cultura escrita na pré-escola.

Em 2016, apenas 6 municípios brasileiros foram selecionados para serem inseridos no projeto e das regiões norte e nordeste do Brasil, apenas o município de Itamaraju foi contemplado, graças aos seus altos apontadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e na pontuação de classificação dos seus educadores. Além de Itamaraju na região nordeste, foram selecionados os municípios de Caraguatatuba, Cubatão e Mogi das Cruze (SP), Paranaguá (PR) e Magé (RJ).


O Instituto AVISALA é um organismo não-governamental de formação continuada de educadores em parceria com o Ministério da Educação há 30 anos e sua meta é contribuir para a formação de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. É totalmente voltada para o desenvolvimento profissional permanente e dá voz aos principais atores da escola: crianças, educadores e seus formadores.

A secretária Municipal de Educação de Itamaraju, Renilda Marques de Souza, a “Professora Nil” explica que com a seleção, o município de Itamaraju foi ainda contemplado com o Programa Capacitar na Educação Infantil de maneira presencial com atividades de formação continuada para todos os profissionais das creches e pré-escolas participantes: professores, coordenadores, diretores, cozinheiras e pessoal de limpeza e saúde. O objetivo do projeto é disseminar, implantar e consolidar estratégias de formação continuada de profissionais de Educação Infantil, visando mudanças efetivas na qualidade do atendimento.

A secretária Nil informa ainda que o Programa Formar em Rede + começou a ser aplicado no município de Itamaraju desde o último mês de março. Atende 13 Escolas da Rede Municipal que tem turmas de Educação Infantil de 0 a 05 anos. A equipe técnica da Secretaria de Educação de Itamaraju proporciona formação continuada nas áreas de Gestão, Saúde e Bem Estar e Cultura Escrita para 26 gestores entre diretores e coordenadores pedagógicos.

No total são 70 professores beneficiados com formação continuada e 810 alunos que são beneficiados com a formação pedagógica proporcionada aos professores. O curso tem proporcionado melhorias na prática pedagógica da educação infantil na rede municipal e pela ação que contribui decisivamente para as práticas educativas desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil.

As formadoras locais são as professoras Fábia Onofre, Solange Lima e Claudia Santos que promovem ações de qualificação em leitura, escrita e gestão para saúde e bem estar dos técnicos das Secretarias de Educação e das equipes que atuam nas redes públicas de Educação Infantil das pré-escolas.

O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD) comemora os resultados alcançados pelo setor da educação na sua gestão e explica que a metodologia desenvolvida pelo Instituto Avisa Lá e pelo Instituto Sonho Grande, visa garantir a reflexão sobre a prática e o conhecimento construído com o envolvimento das escolas. Valendo-se de uma dinâmica de formação sustentável a médio e longo prazo, as formadoras aperfeiçoam seu papel, o que lhes permite a continuidade do trabalho depois de finalizada sua participação no programa. Quando o objetivo geral é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil ofertada pelas redes públicas municipais. 
(Por Athylla Borborema).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.