Header Ads

Vereadores buscam esclarecimentos sobre Fim da DTE em Teixeira e DISEP é inaugurado em Porto Seguro

Teixeira de Freitas: Começou a funcionar nesta segunda-feira (20), o DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública), onde as polícias Civil, Militar e Técnica de Porto Seguro, começam a trabalhar no mesmo local. O DISEP já foi inaugurado pelo governador Rui Costa e é o 12° já implantado na Bahia, permitindo que as demandas da população do município de Porto Seguro e de cidades vizinhas sejam atendidas de maneira mais ágil. Segundo o governador o objetivo é integrar.

“Antes ficava cada um no seu canto, muitas vezes distantes um dos outros, e quase se falavam, comprometendo muitas vezes o resultado dos trabalhos. No DISEP cada um tem o seu prédio, mas estão todos juntos, facilitando a comunicação e o planejamento”, disse. A estrutura, que recebeu cerca de R$ 6 milhões em investimentos, possui módulos específicos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de unidade administrativa e Laboratório de Análise de Drogas.

“O DISEP é um sucesso, e algumas secretarias de outros estados têm replicado nosso modelo, porque é uma filosofia de trabalho que dá certo, através da integração entre as forças", destacou o secretário de Segurança Pública. E, como nossa equipe de reportagem já havia destacado, não há dúvidas da importância desse Distrito para Porto Seguro, mas, o Liberdade News se tornou a voz da sociedade teixeirense, que mais uma vez tem as costas do Governo viradas para Teixeira de Freitas, fechando mais um órgão público de relevantes serviços prestados.
Teixeira de Freitas perdeu de vez a DTE/DRACO, que já foi fechada e está funcionando no DISEP. Não adiantou os pedidos da população, dos vereadores e demais lideranças políticas. O pior de tudo, questionou um cidadão à nossa equipe de reportagem, é o fato do mistério, da enganação. “Esse governador veio na região várias vezes e sempre que era questionado sobre isso ele desconversava, falou até que era fofoca. Fez igual na época do SAC, quando falou que não sabia de nada, enrolou, enrolou, até que o SAC saiu mesmo do Centro”, argumentou um internauta.

Nesta última sexta-feira (17), vereadores da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Defesa do Consumidor buscaram esclarecimentos quanto à permanência da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) no município de Teixeira de Freitas, sendo eles, o presidente da comissão, vereador “Leonardo do Sindicato” (PC do B) e o vice-presidente “Sargento Berg” (PSDB), que externaram suas preocupações, junto à coordenação da 8ª COORPIN, a respeito da segurança dos munícipes com relação à saída DTE de Teixeira de Freitas.

Na reunião, a coordenadora da 8ª COORPIN, Valéria Fonseca Chaves, explicou como foi a vinda da DTE para a cidade, reiterando que devido à falta de espaço físico, a DTE/DRACO foi transferida de Porto Seguro para Teixeira de Freitas, passando a trabalhar com 01 delegado e 02 investigadores e que a gora, Porto Seguro se adequou quanto ao espaço físico e está apto para receber novamente a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, que passará a atender com 03 delegados e 06 investigadores, atuando tanto em Porto Seguro quanto na região do Extremo Sul, com foco em Teixeira de Freitas.
Ainda de acordo com a coordenadora da 8ª COORPIN, os teixeirenses serão contemplados com a criação de um Núcleo de Investigação e Combate ao Homicídio/Tráfico. Os vereadores saíram satisfeitos com o esclarecimento e garantem que continuarão acompanhando e investigando tanto esse quanto demais assuntos referentes à Segurança Pública no município. (Por: Edvaldo Alves)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.