Header Ads

Racionamento preventivo de água em 21 cidades baianas

Racionamento de água em Vitória da Conquista terceira maior cidade da Bahia
A direção da Embasa em Salvador informou nesta segunda-feira (10), que 21 cidades do estado já “estão em regime preventivo de racionamento”. De acordo com a empresa, a medida foi tomada devido à diminuição do nível dos mananciais utilizados para o abastecimento dessas cidades, entre barragens, açudes, rios e poços. 

O período de estiagem, enfrentado por mais da metade dos municípios baianos, levanta a possibilidade de um racionamento, inclusive, na capital da Bahia, Salvador. Em nota, a Embasa explicou que esses 21 municípios já estão recebendo menos água que o normal e, consequentemente, muitas casas já estão sem água na torneira em alguns dias da semana. 

Por isso, a população destas cidades está racionando a água distribuída, instalando caixas d’água com capacidade menor e evitando o desperdício – como no uso para irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas e áreas externas. 

Estão inseridas no regime preventivo de racionamento as cidades de Vitória da Conquista, Belo Campo, Queimadas, Santaluz, Senhor do Bonfim, Jacobina, Jaguarari, Caldeirão Grande, Andorinha, Itiúba, Ponto Novo, Filadélfia, Seabra, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Novo Horizonte, Bonito, Palmeiras, Tapiramutá, Entre Rios e Morro do Chapéu, além das localidades de Angico (distrito de Mairi), Umbuzeiro (distrito de Mundo Novo) e Altamira (distrito de Conde).

Em Jequié, o escritório da Embasa, divulgou que nesta terça-feira (11) estará realizando serviço de manutenção corretiva na rede geral suspendendo o abastecimento de água das 5h às 16h, no Loteamento Água Branca; Bom Sossego; Brasil Novo; Vila Vitória; Vila Rodoviária; Loteamento Eldorado; Brinco de Ouro; Residencial Parque Mirante; Residencial Ouro Verde e Condomínio Caminho das Árvores. Caso os serviços sejam concluídos antes do prazo, o abastecimento será retomado imediatamente, no entanto, a normalização do abastecimento, deverá ocorrer de 24 a 48 horas.  
(Por Wilson Novais)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.