Header Ads

RELEMBRANDO: CDL e SINDCOMÉRCIO divulgam nota sobre o São João

O são João é um evento tradicional em nossa cidade que tem uma relevância cultural e um efeito extremamente positivo na economia do município de Itamaraju, gerando renda e emprego para os nossos cidadãos.
Em 2015, diante da inércia do poder público municipal, a CDL, o SINDCOMÉRCIO, as entidades da Sociedade Civil, os empreendedores e sobretudo o povo desta cidade, organizaram o projeto São João 2015 que resultou no ARRÁIA DO POVO, evento que teve uma excelente repercussão e que ficou provado que é possível realizar esta festa não gastando somas vultuosas e atendendo os interesses da população no que diz respeito ao aspecto cultural e econômico.

Em 2016, a CDL e o SINDCOMÉRCIO, sempre que tinham a oportunidade, reivindicavam dos entes públicos municipais o anúncio antecipado da realização do São João. No dia 05 de maio de 2016, diante do silêncio da Prefeitura com relação a festa junina, foi enviado um oficio direcionado ao Prefeito, solicitando um posicionamento deste gestor público, com relação a realização ou não, deste evento. Até a presente data, não recebemos resposta.

Temos observado que o poder público municipal não considera importante o São João para o município de Itamaraju. Vemos com tristeza, a tradição junina que sempre foi uma marca desta cidade, se perder para municípios vizinhos que estão se organizando e realizando este evento. E aqui, não cabe mais o discurso que a festa não é realizada para economizar recursos para serem investidos em outros setores.

Se a prefeitura realizasse a festa junina nos moldes do que foi realizado no ano passado, os recursos oriundos dos órgãos estaduais que patrocinam eventos culturais e os patrocínios das empresas privadas, bancariam este evento, cabendo a prefeitura uma parte insignificante, diante do benefício que esta festa traz para a cidade. O que falta,é ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO.

Não queremos um São João onde seja gasto somas vultuosas, queremos um evento que resgate a tradição, que valorize as atrações regionais, que crie um clima de festa junina na cidade (sede e interior), enfeitando as ruas, organizando concursos alusivos à data, envolvendo as escolas, as entidades de classe, associações de bairros, os empresários e toda a população de Itamaraju. A prefeitura não precisa fazer sozinha o São João, ela pode contar com a Sociedade Civil organizada, mas, para isso ela precisa convidar estas entidades,com antecedência, para participar da organização e realização desta festa. Ela precisa tomar a iniciativa.

Ainda alimentamos a esperança que o prefeito em exercício deste município, possa ter bom senso e realizar a festa do São João, diminuindo o prejuízo que a atividade empreendedora já está tendo pela falta de planejamento, pela falta de resposta a sociedade, pela incerteza, pelas especulações que tem-se gerado com relação a este evento. (Por: Ascom CDL)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.