Header Ads

Dia movimentado para o setor de saúde: Policlínica de Teixeira será a 1ª da Bahia

De acordo com Kuada, ao contrário do que muitos pensam, é possível sim melhorar a saúde da cidade a ponto desta se transformar em uma das melhores da Bahia.
Dia movimentado para o setor de Saúde de Teixeira de Freitas. Na manha desta terça-feira , o prefeito Temóteo Alves de Brito recebeu em seu gabinete, juntamente com o Secretário de Saúde Rodrigo Kuada, o Coordenador Estadual do Consórcio de Saúde, Nelson Portela e os prefeitos Léo Brito (Alcobaça), Betão (Lajedão), Zulma Pinheiro (Itanhém), Carlos Simões (Mucurí), Calixto Ribeiro (Ibirapuã) e o prefeito de Nova Viçosa Manoelzinho da Madeira. Os demais prefeitos que fazem parte do consórcio da Saúde mandaram seus representantes. No período da tarde, Kuada se reuniu com vários secretários de Saúde do Extremo Sul da Bahia.
Pela manhã, a finalidade da reunião era de escolher aqueles que ocupariam os cargos de diretor médico e diretor administrativo e financeiro da Policlínica. Ficou acertado, no entanto, que a escolha do diretor médico seria melhor estudada por isso adiada para uma outra ocasião. Para diretor administrativo e financeiro houve unanimidade na escolha de Milena Barbosa para o cargo.
De acordo com Nelson Portela, a policlínica já está pronta mas só será inaugurada em Novembro por causa da complexidade da instalação da ressonância, e a Policlínica só será inaugurada com todos os equipamentos funcionando por determinação do Governador. O Coordenador Estadual elogiou o empenho do Governo do Estado, na pessoa do Governador Rui Costa que priorizou a cidade de Teixeira de Freitas e o Extremo Sul da Bahia para instalação da 1ª Policlínica do Estado da Bahia.

A reunião realizada no período da tarde entre o Secretário de Saúde, Rodrigo Kuada e os secretários de saúde de diversos municípios do Extremo Sul, foi provocada para firmar parcerias através de pactuação, com vistas a minimizar o impacto que deverá ser gerado pela Policlínica sobre o Hospital Regional. A tendência, de acordo com o secretário, é que parte dos usuários do SUS trazidos ao município, para consultas e exames na Policlínica, acabem procurando o HMTF para procedimentos cirúrgicos por encontrarem neste, a média e alta complexidade e melhores condições de atendimento. São cerca de seis ônibus se dirigindo frequentemente com destino a Teixeira de Freitas, com pacientes previamente agendados nos seus municípios de origem. A policlínica deve atender 7 mil pacientes ao mês, dos 13 municípios que compõem a região de Teixeira de Freitas de acordo com a cota de cada município, levando em conta a população de cada um, conforme pactuado pelo Consórcio da Saúde que foi formalizado. A reunião com os secretários visou negociar o previsível aumento desta demanda.
De acordo com Kuada, a cidade vem assumindo, há algum tempo, uma despesa que não é só dela e sim também dos outros municípios. Por esse motivo a negociação com os secretários de saúde é importante para formalizar mecanismos para assegurar recursos através da pactuação visando organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e os limites financeiros destinados à assistência da população, tanto de Teixeira como dos municípios que aceitarem a pactuação. Para isso, é preciso definir a programação das ações de saúde em cada território e a alocação dos recursos financeiros para a saúde a partir de critérios estabelecidos entre os gestores.
Ainda de acordo com o novo Secretário de Saúde, este é apenas um dos muitos passos que a administração pretende dar em direção da determinação do Prefeito Temóteo Alves de Brito em tornar a Saúde de Teixeira uma referência para o restante da Bahia. Para Kuada, os obstáculos são muitos, são difíceis, mas não são intransponíveis. Ele afirma ainda que, ao contrário do que muitos pensam, é possível sim melhorar a saúde da cidade a ponto desta se transformar em uma das melhores da Bahia conforme o desejo e o sonho do prefeito Temóteo Brito, que é também o presidente do Consórcio de Saúde formado pelos 13 municípios do Território do Extremo Sul da Bahia.  (por Katia Armini)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.