Header Ads

Secretaria Municipal De Agricultura de Teixeira de Freitas recebe mudas de mandioca para implantação de maniveiro

Cerca de 5 mil mudas de mandioca foram entregues na Secretaria Municipal de Agricultura na tarde desta sexta-feira, dia 20 de julho, elas serão utilizadas na implantação do maniveiro no município, além de Teixeira de Freitas receberam mudas nesta oportunidade os municípios de Ibirapuã e Caravelas . As mudas oriundas da Biofabrica (Embrapa)/Governo do Estado serão utilizadas para o aumento da produtividade da mandioca no município de Teixeira de Freitas.
O Secretário Municipal de Agricultura, Dorivaldo Neves, contou que este é um momento que marca as ações de um planejamento que vem sendo realizado desde o início da gestão. “Esta ação é fruto de diversas parcerias, o Comitê da Mandiocultura está alguns meses implantando maniveiros em Medeiros Neto, Prado, Nova Viçosa e a ideia é que todos os municípios tenham várias unidades multiplicadoras da semente, este será o primeiro de Teixeira de Freitas, mas teremos mais quatro”.
O Secretário ressaltou a importância desta ação. “Estamos recebendo as mudas e implantando nesta quarta-feira, dia 25, na comunidade de São Sebastião e o nosso ideal é melhorar a produtividade já a médio prazo, quando todos os produtores tiverem o acesso as manivas selecionadas, teremos uma melhor produtividade e com isso melhorar a produção, teremos diversas ações pela frente de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca”.

O assessor técnico da Secretária Municipal de Agricultura, Cassio de Oliveira Farias, explicou como funciona o processo do Comitê da Mandiocultura. “Este comitê reúne 11 municípios do Extremo Sul sendo que cada um deles ficou de escolher cinco comunidades para fazer dois maniveiros e três áreas demonstrativas, então convidamos todos os representantes de associações das comunidades que produz mandioca que fosse dado o seguimento desse trabalho”.

O representante da Direção do Plano de Ação Territoral (PAT) da Mandiocultura, Tadeu Mangeste, destacou que o objetivo é aumentar a produção de mandioca e dos seus derivados na região. “Nossa produtividade de mandioca ainda é baixa e objetivo desse programa é multiplicar manivas para que sejam distribuídas para os agricultores dos municípios que fazem parte desse programa para aumentar a produtividade da mandioca e com isso aumentar a produção dos derivados da mandioca”.
“Estamos recebendo as mudas e implantando nesta quarta-feira, dia 25, na comunidade de São Sebastião e o nosso ideal é melhorar a produtividade. Disse, Dori.
Photo Jornalismo/Ascom/PMTF

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.