Header Ads

Câmara Municipal de Lajedão aprova Moção de Repúdio contra queima de cana de açúcar em Vila Betinho


Lajedão: Na Sessão da Câmara Municipal de Lajedão, ocorrida nesta segunda-feira, 27 de agosto, o vereador Rodrigo Silva Caires, colocou em pauta uma Moção de Repúdio contra a queima da palha de cana de açúcar, na região urbana do Distrito de Vila Betinho, e a Moção foi aprovada pela maioria dos vereadores. “Espero que a empresa cumpra com o seu papel social e ambiental agora, ou sofrerá as consequências jurídicas. Essa queima de cana de açúcar em território urbano não pode continuar. Está prejudicando o meio ambiente e adoecendo nossa população”, disse o vereador.

Segundo a Moção, a Empresa AgroUnione, de Ibirapuã, é uma empresa importante na região e gera muitos empregos em sua atividade comercial, no agronegócio, e especialmente no cultivo da cana de açúcar, por isso deveria ter mais cuidado em suas atividades. Segundo a justificativa para a Moção de Repúdio, na época da colheita da cana, toda região tem sofrido com os danos causados pelas queimadas, especialmente o Distrito de Vila Betinho, em que as plantações se encontram, praticamente, dentro do perímetro urbano.

Ainda segundo o edil, no ano de 2014 tramitou na Câmara Municipal de Lajedão, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do distanciamento de 500 metros para plantações de cana de açúcar e eucalipto de todas as áreas urbanas do Município de Lajedão. “Como é de conhecimento de todos, sabemos que essa Legislação Municipal não vem sendo cumprida pela empresa, gerando transtornos, pois os resíduos sujam todo o distrito, principalmente as residências afetando diretamente a população”.
Ainda segundo o vereador Rodrigo Caires, as fuligens prejudicam tanto a vida social dos moradores, como também a saúde. “Há um consumo excessivo de água para limpar a sujeira, as casas ficam muito fechadas para evitar o excesso de sujeira, além dos riscos de doenças respiratórias e outros problemas de saúde”, disse o vereador. “Registra-se, então, esta manifestação de Repúdio, que, expressa o pensamento de toda a população desse município, especialmente do distrito de Vila Betinho”.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com a empresa AgroUnione, mas nossas ligações não foram atendidas.

Photo Jornalismo/Com Informações de Edvaldo Alves

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.