Header Ads

GADS incentiva observação de baleias na costa pradense

Um grupo de turistas do extremo sul baiano participou neste domingo (26) de uma excursão ao litoral do município de Prado, tendo como objetivo a visitação às baleias jubartes, que faz parte do calendário turístico da região. O passeio foi promovido pelo Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) e teve a participação de 32 pessoas.
À bordo da escuna Kyalami, o grupo deixou o cais do Porto do Turista por volta das 05:30h e se emocionou com as belezas avistadas no roteiro, dentre elas uma baleia acompanhada pelo filhote e uma outra esguichando água em alto mar.
“Ver de perto a grandeza das baleias jubartes aumenta minha admiração pela natureza, porque estar próximo da natureza significa aproximar-se de Deus”, avaliou Claudia Pedra, integrante do passeio.
As baleias jubartes migram todos os anos das águas geladas da Antártica em direção ao litoral brasileiro para reprodução. A espécie já foi intensamente caçada e sua população foi consideravelmente reduzida, mas com a proibição da caça em 1986 ela começou a dar sinais de recuperação, saindo do estado de ameaça de extinção.
“A Costa das Baleias é privilegiada pela migração da espécie jubarte, e a observação natural desses cetáceos é uma forma de ecoturismo pautado no desenvolvimento sustentável, que ajuda cada vez mais a conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de conservação da vida marinha como um todo”, mencionou Vinícius Almeida, presidente do Gads.
No retorno, os turistas visitaram o Recife de Corais, na ilha de Guaratiba, outro ponto que atrai turistas de várias partes à costa pradense.

Photo Jornalismo/Com informações de Domingos Oliveira/ASCOM/GADS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.