Header Ads

Cirurgião do HMTF fala sobre melhorias na Unidade e novos procedimentos oferecidos à população

Teixeira de Freitas: O jornalismo do Liberdade News conversou com o Dr. Manoel Francisco, medico cirurgião, na manhã da última sexta-feira, 09 de novembro, a respeito das melhorias do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Dr. Manoel relatou que veio a Teixeira a pedido do prefeito Temoteo Alves de Brito, que estava extremamente preocupado com a resolutividade dos problemas de saúde, não só de Teixeira de Freitas, mas, como todo o Extremo Sul da Bahia.

"É de conhecimento de todos que o SUS passa por uma atividade grande, os recursos são poucos, comparados com a demanda por serviços cada vez mais sofisticados e mais caros. E o SUS, por se só não tinha a condição de contrapor a isso e de atender a essa demanda. Assim, o prefeito Temoteo, preocupado com isso, me convidou para que eu viesse aqui, para ser mais um dos médicos da cidade e da região, para minimizar o sofrimento daqueles que necessitam de tratamento cirúrgico, aqui no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas", explicou.

Dr. Manoel acrescentou: "Aqui, fazemos a denominada cirurgia geral. Sou cirurgião geral, opero vesícula, estômago, intestino, hemorroidas, hérnias, entre outras dezenas de cirurgias, mas, também nós montamos aqui, com o aval do prefeito Temoteo, um programa para atendimento imediato de forma a solucionar determinadas demandas que chegam aqui no hospital, por exemplo, tirar pequenos tumores de pele, pequenas queimaduras, fazer pequenos reparos, verrugas, lipomas, unhas encravadas, feridas das mais variadas formas".

E continuou: A gente tem como resolver de imediato esses problemas, pois, temos aqui uma equipe, que são quatro pessoas, eu, medico cirurgião, uma médica residente, e mais duas auxiliares, e atendemos por dia de 30 a 40 pessoas. Isso dá um fluxo muito grande para o hospital e oferece um alívio muito grande para as pessoas que estão sofrendo, e é um serviço a mais que a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas está ofertando aos munícipes".

O médico mencionou ainda que o período de atendimento é de quarta-feira a sexta-feira, das 10h às 20h. "As pessoas podem procurar nesse horário, não é necessário marcar, nem agendar, é somente procurar o hospital, fazer a ficha e dizer: 'quero uma consulta com Dr. Manoel', que nós temos condições de atender imediatamente, não precisa fila, e nenhuma burocracia. Chamo a atenção para incidência de câncer de pele aqui na região por conta das cidades litorâneas, o nível de insolação é muito alto, e os raios ultra violetas, eles danificam a pele das pessoas".

"Nós encontramos muitas pessoas idosas com câncer de pele, nós temos feito aqui, extração de tumores, reparos, enxerto de pele, temos feito um serviço de boa relevância pra região. É muito importante que essas ações sejam divulgadas, porque de uma maneira geral as pessoas vêem sempre o lado negativo das administrações públicas. Essas ações determinam avanços que estão tendo em determinados setores. Acho que esse avanço que o prefeito Temoteo Brito colocou a serviço da população de Teixeira de Freitas é um avanço muito substancial, e as pessoas têm tido um senso de gratidão muito grande e se sentem aliviadas com esse tipo de tratamento que estamos oferecendo aqui", finalizou Dr. Manoel.

Photo Jornalismo/Por: Lenio Cidreira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.