Header Ads

Curso de radialista para habilitar profissionais começa nos dias 24 e 25 de novembro em Teixeira de Freitas


As cidades de Eunápolis e Teixeira de Freitas estão sediando depois de 20 anos, um curso técnico para formação profissional de radialista. O curso com duração de 6 meses, com apenas um encontro por mês durante dois dias nos finais de semana, já começou em Eunápolis com uma turma de 40 alunos e nos próximos dias 24 e 25 de novembro, inicia-se em Teixeira de Freitas e a previsão é que a turma supere os 60 alunos. O último curso de radialista ocorrido na região que possibilitou habilitar profissionais para o rádio e para a televisão foi em julho de 1999, na cidade de Eunápolis e em 2001, na cidade de Itapetinga.

A iniciativa é do SINTERP – Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade da Bahia, em convênio com o Centro Universitário do ICB – Instituto de Conhecimento da Bahia. Em Teixeira de Freitas o SINTEPP e o ICB estão tendo o apoio da Câmara Municipal, que está cedendo o auditório Francistônio Alves Pinto para a realização das aulas teóricas e práticas e da Rádio Câmara 90,9 FM que entrou com a parte logística e de oficina. Para ingressar no curso, além dos documentos pessoais, basta ter o ensino médio completo, enquanto para os profissionais que atuam na área do rádio ou da televisão por mais de 4 anos, a exigência é apenas o 9º ano do ensino fundamental II.

O SINTERP – Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade da Bahia é a única instituição com legitimidade jurídica para chancelar uma instituição de ensino superior a promover curso técnico ou tecnológico no Estado e com prerrogativas legais de requerer o registro profissional do aluno concludente junto ao Conselho de Profissões Regulamentadas da Delegacia Regional do Trabalho no Estado da Bahia. Atualmente o SINTERP só vinha realizando cursos tecnológicos no Estado, com duração de 18 meses em dias normais, em cidades num raio mínimo de 250 quilômetros de onde não houvesse uma faculdade em nível de bacharelado em radialismo (R/Tv).

Com a criação de vários cursos superiores em Rádio/Tv na Bahia, inviabilizou nestes últimos 20 anos que novos cursos técnicos fossem implantados no Estado por falta de autorização do MEC. Os cursos tecnológicos são os novos modelos buscados pelo SINTERP para atender as regiões mais distantes de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus, cidades onde sediam universidades com cursos superiores em Rádio/Tv, em nível de bacharelado com duração de 5 anos. E há 20 anos, o SINTERP não realizava curso técnico na Bahia, por falta de uma nova norma extraordinária junto ao Ministério da Educação e, agora foi possível viabilizar dois novos cursos depois de muito empenho da atual gestão, para a região extremo sul baiano, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

Segundo o radialista Rogério Galdence, diretor regional no extremo sul baiano do SINTERP, o curso também acontece na cidade de Teixeira de Freitas, porque a região possui uma grande demanda de profissionais precisando se habilitar, e é onde está o grande polo de comunicação social do extremo sul da Bahia e é onde também estabelece o segundo maior número de veículos eletrônicos de todo sul do Estado, atrás apenas de Itabuna. Além disso, Teixeira de Freitas que é o grande centro metropolitano da região, é cercado por outras 12 importantes cidades, contabilizando 25 emissoras de rádio e uma Televisão cabeça de rede e uma outra Tv em fase de implantação.

Os diretores do SINTERP, Rogério Galdence, Cristina Figueiredo e o professor Leonardo Wandêga, coordenador de polos e diretor financeiro do ICB, estiveram na manhã desta segunda-feira (05/11) reunidos em Teixeira de Freitas com o radialista Ezequias Alves, diretor da Rádio Câmara FM, para as últimas adequações antes do início do curso em 24 e 25 de novembro. O curso profissionalizante é para comunicadores de rádio e televisão ainda não habilitados com registro profissional expedido pela Delegacia Regional do Trabalho do Estado da Bahia. Para se inscrever no curso, o contato pode ser direto com o suporte da Rádio Câmara FM em Teixeira de Freitas, falar com o próprio radialista Ezequias Alves, diretor da emissora, que em parceria com o SINTERP oferece a logística de apoio aos alunos. (73) 9 9168-4442. 

Photo Jornalismo/Da redação TN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.