Header Ads

Festival Gastronômico Sabores encanta com seus pratos especiais em Teixeira de Freitas


A cidade está sediando até o próximo dia 25 de novembro, a 5ª edição 2018 do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas com a participação dos principais estabelecimentos da culinária do município, além da participação diária de mestres de cozinhas na tradicional Cozinha Show e na famosa Cozinha Kids, este ano estabelecidas no Shopping PátioMix. Em 2018 o Festival trouxe o tema Cozinha Autoral – da Raiz ao Contemporâneo, onde os restaurantes participantes, criaram pratos revelando inspirações e influências com técnica e qualidade, uma cozinha totalmente autoral.

O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas é uma promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e da ACE – Associação Comercial e Empresarial com o apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Nesta sexta-feira (16), a equipe do Teixeira News teve a oportunidade de degustar um dos pratos concorrentes no festival, no Restaurante da Pousada Lord, na categoria Prato Principal, denominado “Delícia de Peixe” com a participação de inúmeras personalidades da cidade.
Para o mestre de cozinha do SENAC Pedro Sobral, o festival tem apresentado a diversidade da culinária teixeirense, reunindo as melhores opções de gastronomia, criatividade, sentimento, experiência e vivências dentro de um prato, levando em consideração produtos e ingredientes facilmente encontrados na região. O mestre de cozinha João Farias, também do SENAC, destaca a grandeza do que tem degustado como integrante do júri técnico nos mais diversos estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, cafeterias e padarias que puderam criar pratos inéditos para o festival.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Flávio Guimarães, informa que os melhores pratos de cada categoria serão premiados por meio do voto popular, bem como por avaliação técnica a ser feita por especialistas no assunto. Sendo que 70% da avaliação do júri técnico e 30% da avaliação é do júri popular. Flavio Guimarães destaca que a finalidade do Festival é evidenciar e divulgar à cidade como referência profissional gastronômica, utilizando produtos da agricultura familiar, proporcionando a inclusão social e o desenvolvimento cultural e econômico para toda cadeia produtiva do turismo.

O gerente regional do SEBRAE, Alex Brito disse que o grande objetivo desta edição é valorizar a peculiar cultura e identidade regional do extremo sul, utilizando na elaboração dos pratos insumos encontrados no município de Teixeira de Freitas como pinhão, truta, queijo, carnes suínas e ovinas, peixe, mariscos diversos, abóbora, inhame, aipim, tomate, goiaba serrana, amora, maçã, mirtilo, guabiroba, mel, entre outros. E acrescenta que O Sabores de Teixeira de Freitas apresenta sua programação completa em um Passaporte Gastronômico, disponibilizado nas entidades promotoras e nos estabelecimentos participantes, a oportunidade de ganhar um brinde especial do Festival, bastando completar 6 visitas em estabelecimentos diferentes, com o consumo dos pratos de identidade regional.
Outro grande diferencial são os eventos criados por alguns participantes que além dos pratos especiais estão atraindo ainda mais teixeirenses e visitantes da região em seus estabelecimentos. O Festival contará também com um evento especial no dia 25 de novembro para marcar o encerramento da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas com uma feira gastronômica, apresentações musicais e artísticas, entre outras ações de entretenimentos, que marcarão o encerramento da edição 2018 do Festival. 

Photo Jornalismo/Por Athylla Borborema

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.