Header Ads

19 de abril é o Dia do Índio: Conheça a etnia pataxó da Aldeia de Barra Velha em Porto Seguro

Em tributo ao Dia do Índio, em 19 de abril, vamos mostrar um pouco da história da Aldeia Indígena Pataxó da Barra Velha, também batizada de Aldeia Mãe, em razão de ter sido a primeira a ser civilizada no Brasil. Ela está situada na embocadura do rio Caraíva, às margens do Parque Nacional do Monte Pascoal, no litoral do extremo sul do município de Porto Seguro.
O local mantém viva sua história e a cultura do povo pataxó e também mantém funcionando para visitação dos turistas durante todo o ano, o Centro Cultural Pataxó do Porto do Boi, onde a biografia e a literatura indígena é retratada com muita maestria, através da dança típica, obras de artes oriunda do artesanato, apresentações inéditas e até degustação da culinária Pataxó.

A Aldeia de Barra Velha da etnia pataxó que conjuga cultura e história ao longo dos seus 252 anos de existência, abrange hoje cerca de 6 mil indígenas e serviu de modelo para outras regiões do país formarem novas aldeias em outras áreas distintas do Brasil. Há evidências que Barra Velha exista há quase dois séculos e meio, desde 1767. 


Photo Jornalismo/Por Athylla Borborema

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.