Header Ads

CRIME AMBIENTAL: Matança em Itamaraju acontece até na lagoa do Jacaré

Antecedendo o feriado da semana santa, uma notícia triste foi vinculada nos principais meios de comunicação do município de Itamaraju, denunciando um fato lamentável de crime ambiental ocorrido na lagoa do jacaré.

Desta vez o que chamou a atenção da população foi o relato de uma moradora que presenciou dois indivíduos matando um jacaré na localidade referida na reportagem, o crime teria ocorrido no da tarde de domingo 14 de abril, diante da denúncia o Grupo de apoio ao Desenvolvimento Social ?" GADS e moradores próximos a localidade repudiaram as ações dos responsáveis pelo crime que não foram identificados.

Segundo informações da moradora que realizada caminhada nas imediações da lagoa, a cena foi registrada por volta das 17hs de domingo (14), segundo relatou a moradora ao GADS, no momento do ocorrido não foi possível entrar em contato com a polícia pois a mesma estava sem celular postura tomada pela moradora que também já registrou assaltos em locais próximos a lagoa.

Após tomar conhecimento do caso o Presidente do GADS Vinicius Almeida, procurou alertou as autoridades sobre a ocorrência de mais um crime ambiental na lagoa do jacaré, o grupo GADS repudiou as ações dos indivíduos que causaram um grande prejuízo para toda a comunidade e meio ambiente.
Em entrevista concedida na rádio 99fm, o presidente do GADS destacou as ações quem vem sendo realizadas nas imediações da lagoa em benefício da comunidade destacando pintura no muro, plantio de árvores, limpeza entre outros, Vinicius relatou que a lagoa é um símbolo no município e que vem buscando aos órgãos competentes e poder público investimentos na localidade.
A ação da comunidade em torno da lagoa culminou na garantia de investimentos para a lagoa, no ano de 2017 um convenio foi firmado entre a prefeitura municipal de Itamaraju e Ministério do Turismo na garantia da revitalização da lagoa sendo aprovado, algumas reuniões já foram realizadas pelo conselho municipal de turismo sendo sugeridas algumas medidas a serem tomadas após o início das obras de revitalização. A obra não se trata de emenda parlamentar e será feita através de doação voltaria.O GADS alerta a população sobre a punição daqueles que forem flagrados cometendo crimes ambientais no município, já visto que outras situações já foram registradas entre elas queimadas na localidade da lagoa do jacaré, derrubada de árvores e construção irregular de moradias.
O bioma da lagoa do jacaré é muito rico e são registrados diariamente a imensa variedade de pássaros, grande quantidade de peixes e registrados a presença de vários jacarés, não é recomendado que a população tome banho no local devido a poluição das águas ou faça pesca, mas que toda a beleza seja inspiradora de grande liberdade de cuidar do espaço.

Finalizando a entrevista o presidente do GADS Vinicius Almeida, enfatizou a importância da preservação da lagoa do jacaré um grande patrimônio natural do município, alertando que medidas serão adotadas para que o local não venha ser novamente alvo de pessoas mal-intencionadas " encerrou.
Após o relato do crime na localidade moradores das proximidades e grupo de defesa ao meio ambiente, realiza com frequência visita no local com intuito de preservar as espécies que devido as ações do homem vem sendo ameaçadas.

Por diversas vezes o grupo e moradores realizaram o resgate de jacarés no perímetro urbano, entre o aparecimento dos jacarés nas ruas do município foi possível identificar a existência de vários em torno da lagoa e possível causa da fuga devido a briga por território. 


Photo Jornalismo/Com informações do Cocobongo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.