Header Ads

Memórias para guardar e caminhos a trilhar em 34 anos de Teixeira de Freitas

“Muito além de todo o entendimento, Alto mais alto que o pensamento, Belo dia em que nasceste, ó terra minha”, como na letra do hino do município, escrito por Carlos Alberto Andrade, vai muito além de toda a compreensão o pujante crescimento de Teixeira de Freitas que, em 34 anos de emancipação, comemorado neste dia 9 de maio, já é uma das dez maiores cidades da Bahia.

Porta de entrada para as belezas do Extremo Sul, que possui um dos mais belos litorais do país, Teixeira é considerada a “Capital do Extremo Sul Baiano”, a cidade foi criada após o desmembramento de Alcobaça e Caravelas. E graças ao seu grande potencial econômico, em três décadas se transformou na principal cidade da região.

Entre as atividades que mais colaboram para este feito estão a agricultura, a pecuária, o cultivo de eucalipto e combinação de clima e qualidade do solo. Setores que fortaleceram e atraíram empresas, agricultores e milhares de pessoas para viver na localidade.

Situação que faz chamar atenção para que, segundo o IBGE, a população cresce a uma taxa 2,4 vezes maior a Bahia, tendo aumentado 87% dos habitantes nas últimas décadas. E por falar do IBGE, o nome escolhido para batizar a pujante cidade vem de Mario Augusto Teixeira de Freitas, estatístico baiano, que fundou o Instituto.

Sejam nas recentes construções, nos pontos principais, e principalmente, na lembrança de quem viveu de perto o início desta história, em cada canto da cidade, há memórias percorridas nestes 34 anos. Entre elas, o primeiro gestor do município, o atual prefeito Temóteo Brito. “Tenho o grande privilégio de ter escolhido Teixeira de Freitas como a minha cidade para viver há tantos anos e poder contribuir é emocionante. Fui o primeiro prefeito da história e isto é motivo de muito orgulho”, ressaltou o Prefeito.

Por ser um município que cresce a passos largos, frase sempre destacada pelo gestor, está claro os muitos caminhos de prosperidade que Teixeira de Freitas trilhará nos seus próximos anos. “É gratificante ver de perto o crescimento de nossa cidade, hoje um polo dessa região, que norteia para o desenvolvimento e acolhe a todos que chegam. Teixeira ainda crescerá muito mais, pois tem em sua história a marca da grandeza”, finaliza.

Photo Jornalismo/ASCOM/PMTF

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.