Header Ads

Povoados e distritos de Guaratinga, Porto Seguro e Itabela, vivem sem policiamento e população pede segurança.


 Foto: Divulgação

Há alguns anos os povoados e distritos de Guaratinga, Itabela e de Porto Seguro, deixou de ter os patrulhamentos ao dia e no noturno por falta de efetivo da Polícia Militar (PM). Nestas localidades, só tem policiamento apenas em caso de ocorrências. No entanto, como estes povoados, ficam distantes das cidades, a polícia quando é solicitada só consegue chegar com no mínimo 30 minutos a uma hora após ser solicitada.

O distrito de Monte Pascoal, em Itabela, tem apresentando o maior número de ocorrências, entre assaltos, furtos, brigas e homicídios. O lugar com mais de 8 mil habitantes não tem policiamento efetivo desde do primeiro mandato do Governo Jaques Wagner que foi eleito em 2006 e reeleito em 2010.

Outra localidade que tem apresentando um número grande de ocorrências violentas é o povoado de Barra Nova, localizada no Município de Guaratinga e que também não tem policiamento efeito e fica há mais de 50 km do centro da cidade. O acesso ao povoado é feito por estrada de chão, nos dias de chuva a viatura da polícia tem dificuldade para chegar a localidade.

Além destes distritos citados, existem os povoados de São Geraldo, São José do Panorama “queimado”, Barra Velha e a Comunidade de Santa Rita de Cássia, em Porto Seguro, que não tem policiamento efetivo. Essas localidades são portas de entradas de marginais pela falta de segurança.

Os bandidos têm agido e muito nesta região, devido o fluxo de veículos de produtores e de turistas que frequentam as belíssimas parais de Trancoso, Caraiva e Barra Velha, em Porto Seguro. Muitas das vezes, esses frequentadores e empresários, acabam se ariscando por estas estradas de terra que dão acesso a BR-101 em Itabela, por ser mais perto e acabam virando presas fáceis desses bandidos.

Outros povoados que sofrem com a falta de segurança, está São João do Monte, ”Montinho”, em Itabela, Cajuína, São Joao do Sul e Buranhem, em Guaratinga.
Toda essa região citada é muito importante para o desenvolvimento da pecuária, turismo e agricultura e que tem grandes empresários que tem contribuído e muito na geração de emprego e renda para esses municípios, mais a falta de segurança tem dado um freada nos investimentos nesta região.

E necessário o pedido de reforço policial para essas localidades e a criação de uma Companhia Independente de Polícia Militar e que seja locada em Itabela, cidade que fica no centro das demais cidades e é cortada pela BR-101. No entanto, não possuem policiamento nos dois distritos, que ficam as margens da rodovia e até o Posto da Polícia Rodoviária que funcionava na BR-101, na entrada da cidade de Itamaraju foi fechado.

PHOTO JORNALISMO / Fonte: Giro de Noticias 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.