Header Ads

Confirmação de primeiro caso de coronavírus em Itamaraju coincide com reabertura do comércio


A reabertura do comércio de Itamaraju foi decidida após reunião na manhã de sexta-feira, dia 27 de março, com integrantes do Executivo Municipal, inclusive o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), Sindicato do Comércio (SIDCOMÉRCIO), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (SINDECITA) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Após o encontro ficou decidido que o comércio deveria retornar às suas atividades a partir desta segunda-feira, dia 30 de março.

Ficou acertado que as lojas poderiam voltar com suas atividades, porém, com algumas restrições, como evitar aglomerações e cuidado redobrado com a higiene sanitária. “É ideal que as empresas tenham álcool em gel para ser utilizado pelos seus funcionários e clientes”, informou o SINDCOMÉRCIO em nota.

Mas na noite deste sábado (28) a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade, trouxe à tona um novo debate sobre os possíveis riscos com o comércio aberto. Até a manhã deste domingo (29) não houve mudança na decisão e pelo menos por enquanto, as lojas abrirão suas portas às 8h desta segunda-feira, dia 30 de março.

Primeiro caso confirmado


Na noite deste sábado, dia 28 de março, o secretária de Saúde de Itamaraju, Élan Wanger Chaves, informou através de nota pública a confirmação do primeiro caso de COVID-19, o novo coronavírus. “A Secretaria de Saúde de Itamaraju informa que neste sábado (28), às 21h10 a Vigilância Epidemiológica, através do LACEN, identificou o primeiro caso de coronavírus no nosso município. O paciente segue em isolamento domiciliar desde a coleta do material para exame“.

E completa: “É importante informar que a Secretaria Municipal de Saúde já está trabalhando quando ao isolamento das pessoas que por ventura tiveram contato com o paciente”.

A Secretaria de Saúde não informou, no entanto, o perfil do paciente e nem como o mesmo pode ter contraído o vírus. Informações extraoficiais dão conta que o infectado seria um profissional de saúde e com histórico de viagem recente ao Espírito Santo. 

PHOTO JORNALISMO / Por Ronildo Brito

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.