Header Ads

Com mais 7 contaminações, disparam casos de COVID-19 em Itamaraju; 4 estão internados e 211 sendo monitorados

Com mais sete casos de COVID-19, o novo coronavírus, confirmados no fim da tarde desta quinta-feira, dia 14 de maio, totalizando onze contaminações em 48 horas, os números da doença dispararam na cidade de Itamaraju. O município ainda possui quatro pacientes internados e 211 em monitoramento.

O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde apresenta um total de 29 pessoas contaminadas, 3 recuperadas, 4 internadas, 76 casos descartados, 1 aguardando resultado e 211 sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Até o fechamento dessa reportagem a Secretaria de Saúde não havia informado o estado de saúde dos pacientes internados e ao menos se existe algum fazendo uso de respirador. O Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recentemente o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) rejeitou a ajuda do Governo do Estado para montar um hospital de campanha na cidade, com instalação de 20 leitos de tratamento intensivo destinados ao tratamento de pacientes da COVID-19.

Informações dão conta que uma pessoa com sintomas da doença moradora do bairro Fátima, o maior de Itamaraju, que teria procurado o hospital e orientada pra ficar em casa, desmaiou nesta quinta-feira (14) e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O paciente é proprietário de um estabelecimento comercial e teria tido contato com muita gente.

Comparação

Em comparação com Teixeira de Freitas, maior cidade da região, Itamaraju possui números bem superiores, indicando que a doença fora subestimada pelas autoridades municipais.

Teixeira de Freitas possui 33 casos confirmados de COVID-19, sendo 29 deles já recuperados, nenhum paciente internado, 122 testes negativos e apenas quatro pessoas com suspeita da doença sendo monitoradas.

Com menos da metade da população de Teixeira de Freitas [128 mil a 63 mil], Itamaraju possui apenas 4 casos a menos do que o município vizinho [29-33]. Itamaraju possui apenas 3 pacientes recuperados, contra 29 de Teixeira de Freitas, quatro internados contra zero, 76 descartados contra 122, 211 itamarajuenses suspeitos contra apenas 4 teixeirenses.

Outro ponto bastante positivo para Teixeira de Freitas é o fato do hospital geral do município já possuir seus leitos de UTI e outras vinte unidades de terapia intensivo estarem sendo construídas em um hospital de campanha. 

PHOTO JORNALISMO / Da redação TH

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.